Uma das maiores preocupações dos nossos clientes é com relação à guarda dos filhos, porque os pais querem que eles fiquem emocionalmente seguros, sem traumas e se desenvolvam da melhor forma possível.
Nossos advogados especialistas sabem da angústia e da preocupação dos pais no que diz respeito à guarda. Por isso, os advogados vão ter que dar todo o suporte necessário para que o processo de guarda seja realizado com muito cuidado e atendendo as necessidades dos menores.
Atualmente, a regra é que a guarda seja concedida na forma compartilhada, modalidade em que os pais compartilham as responsabilidades e cuidados com o menor, mas existem outras espécies de guarda que também podem ser concedidas a depender do caso concreto.
Na guarda unilateral, caberá apenas a um dos genitores as responsabilidades com o menor. Como não é a regra, para que seja fixada, é necessária avaliação e análise das necessidades e faixa etária do filho e se o menor está em situação de risco, dentre outros fatores.
Ao genitor que não detém a guarda, caberá o direito de conviver com o menor, podendo ser estipulados os dias e horários de convivência ou não.
Nossos advogados sempre recomendam a fixação dos dias e horários determinados a fim de manter a rotina da criança, bem como as expectativas desta. Portanto, se é seu dia de conviver, não deixe de passar este momento com seu filho, pois ele te aguarda!
Havendo bom relacionamento entre os genitores, a convivência pode ser livre. Claro que neste caso, sempre vale o bom senso de entrar em contato com a parte guardiã previamente para que a convivência seja realizada.
Como envolve menores, o processo de guarda é feito na justiça e nada impede que seja feito por acordo entre as partes.
Se você quer regularizar a guarda de seu filho, converse com nossos advogados.
Você se sentirá mais segura e evitará o desgaste causado diariamente por não regularizar.